Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Seminário sobre o livro.

O I Seminário havia deixado saudades. E este II Seminário Lihed demorou a chegar. Finalmente acontecerá nos dias 11 a 15 de maio próximo, enriquecido com dois encontros internacionais, que o antecedem.

O temário está favorecido pelos ventos trazidos pelo Ano da França no Brasil, que estimulou a realização do encontro paritário entre investigadores franceses e brasileiros para troca de informações e conhecimentos do estado atual do desenvolvimento das pesquisas no campo do livro, da leitura e da história editorial, em ambos os países, para o que foi fundamental a parceria da Universidade Federal Fluminense com a Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines - UVSQ.
Este encontro integra o Projeto “Diálogos Brasil-França: Ler, escrever e narrar, ontem e hoje”, integrante do calendário oficial do Ano da França no Brasil, sob a coordenação de Vânia Leite Fróes (Scriptorium/UFF) e Jean-Claude Schmitt (GAHOM-EHESS), cuja programação se inicia em 27 de abril, na UFAM, em Manaus, e se encerrará no dia 11 de maio com este evento.
O desenvolvimento do projeto “Memória Editorial: Preservando fontes primárias para a história da vida literária brasileira (1854-1954)”, patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural, propiciou a realização, em parceria especial com a Academia Brasileira de Letras, do Colóquio Internacional Arquivos, Memória Editorial e História da Vida Literária e a Exposição “Francisco Alves, o Rei do Livro”.
Após esses encontros, que chamamos de Pré-Seminário, será aberto o II Seminário Lihed, ainda na Academia Brasileira de Letras, com a conferência de Jean-Yves Mollier, do Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (CHCSC) da UVSQ, autor de obras fundamentais no campo da história editorial, do livro e da leitura, que já começam a ser traduzidos e publicados no Brasil.
O desenvolvimento do II Seminário, com conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas etc., se dará na Universidade Federal Fluminense, no campus Gragoatá, em Niterói, centrado nas dependências da Faculdade de Educação.
Este sítio virtual, em suas colunas da esquerda e da direita, oferece acesso às informações necessárias, inclusive como se inscrever e participar, com ou sem envio de trabalhos, e muitas outras. E a cada dia iremos preenchendo as lacunas e atualizando as noticias.
Tudo está sendo feito para que este evento deixe tantas saudades ou mais que I Seminário, pelas oportunidades de encontros pessoais e trocas de conhecimentos entre seus participantes, dos conferencistas estrangeiros aos simples interessados em conhecer mais sobre a “gente do livro”, pelo fortalecimento do campo de estudos do livro no Brasil, pelos intercâmbios internos e com o exterior, pelo reconhecimento do que se vem construindo nessa área acadêmica, há muito tempo, no paí

Nenhum comentário:

Postar um comentário